A Afectos com Letras, Associação para o Desenvolvimento pela formação, saúde e educação, é uma Instituição de Utilidade Pública, reconhecida e registada como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros Português, que foi fundada em Setembro de 2009 e que possui uma delegação na Guiné-Bissau desde Agosto de 2012. Tem como missão e objetivos a conceção, promoção, execução e apoio a programas, projetos e ações de cariz social, cultural, ambiental, cívico, educacional e económico.

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Programa de apadrinhamento BAOBÁ - ouse proporcionar um futuro às crianças da Guiné-Bissau



Existem no mundo milhões de crianças que não têm acesso aos mais elementares cuidados de saúde, aos mais básicos padrões de alimentação, de educação, de higiene, de vida. Todos conhecemos esta dura realidade. Todos já ouvimos falar, já presenciámos, já vimos imagens ou até já ajudámos ou propusemo-nos ajudar. A verdade é que infelizmente essas situações continuam a existir!

A grande maioria destas crianças vive em África. A gravidade da situação neste Continente é bem conhecida, mas é particularmente evidente na região subsariana e, em concreto, na Guiné-Bissau. Para além de ser um país  pobre, a Guiné-Bissau é também um país jovem, onde a média de idades ronda os 25 anos. Por isso é fácil de concluir que as principais vítimas deste défice de desenvolvimento acabam por ser os jovens e, em particular, as crianças.

BAOBÁ – Projecto de Apadrinhamento de Crianças à Distância, dinamizado pela Associação Afectos com Letras, visa reunir apoios de madrinhas e/ou padrinhos, que contribuam financeiramente e a outros níveis de modo a permitir que as crianças da Guiné-Bissau frequentem uma escola e tenham assistência alimentar e médica.
  
APADRINHAMENTO COLECTIVO DE UMA TURMA DA ESCOLA DE DJOLÓ
A Escola de Djoló co-financiada pela Afectos com Letras e em funcionamento desde 2010, tem 125 crianças, 6 professores, uma cozinheira e um segurança cujos salários são por nós assegurados. Além disso contribuimos com material escolar, cuidados de saúde básicos e apoio alimentar.

Esta modalidade de apadrinhamento permite ajudar várias crianças em simultâneo. Através dela torna-se possível assegurar a um grupo de alunos a sua inscrição na escola, bem como a possibilidade de aquisição de material escolar para uma turma (de que pode ser exemplo um quadro de ardósia, livros para os professores, ou pequeno material genérico para os alunos). De referir que, na Guiné-Bissau, muitas das vezes as escolas não possuem o material didáctico mínimo necessário para que os alunos tenham acesso a uma aprendizagem produtiva.

Os padrinhos recebem uma vez por ano, uma carta da parte do professor responsável pela turma (dando conta do seu progresso) assim como uma fotografia para que os padrinhos possam acompanhar o crescimento das crianças.

O apadrinhamento colectivo de uma turma prevê a contribuição monetária no valor de 15€ mensais, que deverá ser feita por transferência bancária mensal, trimestral ou semestral para a conta da ONGd Afectos com Letras criada para o efeito.

QUANTO TEMPO DURA O COMPROMISSO?
O Apadrinhamento de Crianças à Distância não está sujeito a qualquer vínculo legal: a qualquer momento é possível renunciar ao apadrinhamento.
A decisão de Apadrinhamento deverá ser tomada em consciência, uma vez que assumir o compromisso de apoiar uma turma cria expectativas nas crianças e nos professores 

É POSSÍVEL VISITAR AS CRIANÇAS?
A visita ao terreno é uma experiência significativa e ajuda a compreender melhor a realidade em que vivem as crianças e na qual se desenvolve o trabalho. Para fazer este tipo de viagem será oportuno contactar-nos de modo a poderem ser obtidas todas as informações necessárias. Teremos todo o prazer em apoiar este tipo de iniciativas da parte dos nossos padrinhos/colaboradores.

COM O APADRINHAMENTO PODE MUDAR DUAS VIDAS: A DA CRIANÇA E A SUA...
Com o apadrinhamento à distância a criança continua a viver no seu ambiente, junto dos seus pais, e graças ao apoio do padrinho ou madrinha tem a possibilidade de frequentar a escola e de ter acesso a alimentação e a cuidados médicos essenciais.

O apadrinhamento tem como objectivos não apenas o desenvolvimento individual da criança, mas também o da sua família e da comunidade onde vive. Ao ajudar uma criança a libertar-se da espiral de pobreza em que vive, melhoram-se as condições de vida dos seus pais e há um reflexo desta melhoria em toda a comunidade.

Aderir ao Projecto BAOBÁ significa contribuir para a resolução de problemas inerentes a uma infância difícil e também encorajar os beneficiários a ativar os recursos necessários ao seu próprio desenvolvimento. O alcance do Projecto BAOBÁ não se conclui no acto de adesão à iniciativa: aproxima os intervenientes da compreensão dos problemas e das necessidades dos outros países e os padrinhos vivem o compromisso não como espetadores, mas antes como parte ativa de um verdadeiro processo de desenvolvimento.

COMO PROCEDER PARA ADERIR AO PROJECTO?
Para aderir ao Projecto BAOBÁ deverá enviar-nos um e-mail para AQUI a solicitar envio do formulário ou contactar-nos através do telefone: 918 786 792.



DADOS DA CONTA DA ONGD AFECTOS COM LETRAS
Caixa Geral de Depósitos
IBAN PT50 0035 0127 0005 5604 03038
BIC CGDIPTPL



PARA EFEITOS FISCAIS É PASSADO UM RECIBO
AO ABRIGO DA LEI DO MECENATO


  

Sem comentários: